Viajar, além de um prazeroso lazer, é também conhecer um pouco da história dos lugares que se visitam. Essa verdade é ainda mais viva quando a viagem envolve cidades e lugares históricos; e o Brasil é cheio deles.
Preparamos aqui uma lista com cidades históricas espalhadas por todo o Brasil que valem a pena ser visitadas:

Com um litoral de águas azul e verde, essa é uma das cidades mais visitadas do estado do Rio de Janeiro. Paraty guarda em seu centro histórico muita história entre seus becos e vielas. E não é para menos, já que se trata de uma das cidades mais antigas do Brasil. A cidade faz parte da Estrada do Ouro por onde muito dessa riqueza passou ainda nos tempo de Brasil colônia.
Suas ruas de pedra, casarões antigos e pequenas casas de pescadores ainda preservadas guardam um pedaço da história e cultura do Brasil.
Além de tudo isso, a cidade conta com passeios turísticos por suas praias, ilhas, cachoeiras e trilhas ecológicas, que valem uma visita à pequena cidade litorânea.

Essa é a cidade paulista com o maior número de imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico; isso dá a dimensão do quanto de história que essa cidade carrega. Seu centro histórico foi tombado ainda em 1982.
A cidade é um ponto turístico conhecido por foliões que marcam presença no seu carnaval de rua para festejar ao som das tradicionais marchinhas.
Outra atração da cidade que atrai os turistas é a possibilidade de praticar esportes de aventura em meio a natureza, como, por exemplo, o rafting no Rio Paraibuna.

Com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, essa cidade possui o maior conjunto arquitetônico barroco brasileiro, a fazendo aparecer nas listas dos mais importantes conjuntos arquitetônicos de todos os tempos do Brasil.
Ouro Preto é uma das cidades mais visitadas do Brasil. Suas importantes construções foram preservadas e contam parte da história brasileira, de nossa arte, religião etc; tudo isso em meio a belas paisagens naturais e comidas típicas.
Alguns pontos turísticos que devem ser visita obrigatória para todo turista que vai a Ouro Preto são as igrejas de São Francisco de Assis; de Nossa Senhora do Pilar, decorada com mais de 400 quilos de ouro; e a igreja de Santa Efigênia, única igreja que os escravizados podiam frequentar.

Muito visitada por quem busca conhecer a Chapada Diamantina, Lençóis é a cidade mais próxima do Morro do Pai Inácio e das grutas Pratinha e Torrinha. Mas a cidade possui atrativos muito além disso.
Tombada pelo IPHAN, Lençóis é um patrimônio histórico nacional. Surgiu junto com o garimpo na região no século 19 e tem preservado muitas das construções históricas desse período.

Berço do estado de Alagoas, Penedo foi o primeiro povoado do estado, e preserva até hoje parte dessa história. Localizada nas margens do Rio São Francisco, conhecido como Velho Chico, a cidade foi fundada na metade do século XVI.
Apesar de ser mais visitada por quem busca conhecer o famoso rio, e fazer o passeio de barco até a foz do São Francisco, localizado no município vizinho, Piaçabuçu, Penedo guarda parte da história não só do Estado de Alagoas, mas do Brasil, em sua arquitetura, e é considerada uma das mais belas cidades de Alagoas.

Localizada a apenas 24 km da capital, Aracaju, Laranjeiras é uma cidade que preservou muito da arquitetura colonial em suas ruas, casarões e igrejas. Foi berço cultural, político e econômico do Estado de Sergipe, abrigando inúmeros engenhos de cana de açúcar.
Até 1904 era conhecida como a "Atenas sergipana" por ser a capital econômica do Estado, uma cidade com muito luxo que abrigava as principais famílias aristocratas da região.

Localizada a 6 km da capital, Recife, Olinda foi fundada em 12 de março de 1535, sendo a terceira cidade mais antiga do Brasil, carregando preservadas até hoje várias edificações históricas do período pós-colonial, como igrejas, conventos, mosteiros, casarões, ladeiras etc. Foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, em 1982.
Além da parte histórica a cidade se modernizou e hoje tem uma orla moderna e um centro comercial. É preciso falar também de suas belezas naturais com incríveis praias que valem a visita.
Olinda também é famosa e figurinha carimbada dos foliões no carnaval, que lotam suas ladeiras, ruas e becos atrás dos dançarinos de frevo e os gigantes bonecos de Olinda que compõem tradicionais blocos de carnaval.

Capital do Estado do Maranhão, essa foi a única cidade brasileira fundada por franceses, em 8 de setembro de 1612. São Luís possui história para contar, foi invadida pelos holandeses, e depois colonizada pelos colonizadores portugueses. Quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas, Estado do Brasil e Estado do Maranhão, em 1621, São Luís se tornou a capital da segunda.
Localizada em uma ilha no Atlântico Sul, sua arquitetura é conhecida pelos azulejos portugueses decorando as fachadas dos casarões históricos. Foi declarada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1997.

A 210 km da capital, Belém, na região nordeste do Pará está localizada a cidade de Bragança. Um dos pontos turísticos mais visitados por quem busca conhecer a região norte do Brasil.
Como o nome sugere, essa é uma cidade de origem portuguesa, que preserva até hoje características culturais e religiosas de seus fundadores, sendo conhecida pelos seus festejos nos dias de São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.

Essa cidade localizada quase na fronteira entre o Estado brasileiro do Rio Grande do Sul com o país vizinho, Argentina, guarda um dos monumentos históricos mais importante do Brasil e a construção mais preservada das missões jesuítas em nosso país. As ruínas de São Miguel foram tombadas em 1983 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O povoado de São Miguel foi fundado no século XVII e preserva até hoje parte da nossa história.

Conhecida também popularmente como Goiás Velho, essa cidade já foi capital do Estado de Goiás na época do Ciclo do Ouro, no século XVIII. Até hoje preserva em sua arquitetura parte da história do período colonial. Assim como outras dessa lista também foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Não é por acaso que Cidade de Goiás se parece bastante com as cidades históricas mineiras, foi construída dessa maneira como parte do projeto arquitetônico colonial, respeitando, claro, as diferenças do terreno em que está localizada, próximo ao Vale da Serra Dourada e ao Rio Vermelho.
A cidade possui também em sua história, até os dias de hoje, forte manifestação religiosa que se expressa nos eventos da Semana Santa, como a Procissão do Fogaréu, que atrai pessoas do país inteiro.
Outro atrativo da cidade é a casa da poeta Cora Coralina, que hoje abriga um museu sobre a escritora. Além disso, há as belezas naturais, como cachoeiras e rios que valem a pena a visita.
Que tal incluir uma dessas cidades no roteiro da sua próxima viagem? Se gostou das nossas dicas compartilhe esse artigo com seus companheiros de viagem. Boa viagem e até a próxima!