A pandemia chegou, e com isso mudaram os planos de todos; vários setores tiveram uma grande queda de faturamento, e, claro, o setor turístico foi um deles.
O turismo nacional teve um faturamento de aproximadamente R$58BI no primeiro semestre de 2021, o que resulta em uma queda de 3,1% em relação ao mesmo período de 2020.
Segundo o FecomercioSP, até novembro de 2021, o valor era de 26,3% menor do que o registrado no mesmo período de 2019 quando não havia pandemia.
Uma queda considerada impactante para o setor de Turismo Nacional.
Com o avanço da vacinação entre os brasileiros, já é possível observar um aumento relevante entre os setores que sofreram nos anos anteriores.
E há quem já esteja planejando sua primeira viagem pós-pandemia.
Se você é uma dessas pessoas, que está planejando sua próxima viagem assim que a pandemia acabar, separamos algumas dicas de especialistas para você economizar bastante, sem deixar de aproveitar esse momento tão esperado.
Antes de fazer qualquer plano de viagem, o ideal é que você consulte um profissional.
Os agentes de viagens podem te tirar dúvidas, dar sugestões e organizar aquele roteiro personalizado perfeito pra você!
Viagem Internacional
Se você procura viajar para algum destino internacional atente-se ao fato de que é preciso escolher com cautela. Alguns dos destinos ainda não liberaram a visita de turistas. Para não ter uma surpresa desagradável, consulte antes.
Existem muitos sites onde você pode ficar de olho. O melhoresdestinos.com.br possui uma lista completa e atualizada com os países abertos aos brasileiros. Você pode acessar a lista clicando aqui.
Alguns destinos internacionais são perfeitos para quem quer viajar e conhecer novas culturas e ainda gastando pouco.
Na Europa, Portugal e Espanha são os destinos mais procurados pelos turistas. Além de ser acessível para quem quer economizar, são países com culturas bem diferentes e uma gastronomia incrível.
Se a sua ideia é viajar pela América, e também não quer abrir mão da economia, você pode optar por países, como México, Peru, Argentina, Colômbia ou Bolívia.
Outros países que com certeza são uma ótima opção são: África do Sul, Rússia, Índia e Marrocos. Sim, acredite! Vale a pena a pesquisa. Você pode se surpreender com tantas coisas que pode conhecer viajando para esses lugares.
Todos esses países são perfeitos para quem procura diferentes culturas e sabores. Além de possuírem belas paisagens.
Viagem Nacional
Se a sua escolha é viajar para algum lugar do Brasil, o nordeste, por exemplo, sempre será uma boa escolha.
Você sabia que mesmo possuindo mais praias do que uma família seria capaz de conhecer em cinco gerações, o Brasil não está nem entre os 40 mais visitados do mundo? Pois é.
Por isso, ao optar por conhecer lugares nacionais, além de ajudar a economia do Brasil, você vai se surpreender ao perceber que as praias do Nordeste não perdem em nada para as praias de Miami. Ou que até mesmo a culinária do país pode oferecer as mais diversas opções do que se imagina.
Os destinos nacionais mais procurados pelos turistas são: Fortaleza, Gramado, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro e Curitiba.
A dica é: viajar em baixa temporada é ótimo para aproveitar com mais tranquilidade, além de aproveitar os preços bem menores no turismo local.
Economize nas Passagens
Muitas empresas de turismo já estão com várias promoções para compras de pacotes de viagens.
Para economizar na compra da sua próxima viagem, pesquise bastante, compare preços e se possível, compre com antecedência. Assim, a possibilidade de conseguir um ótimo preço é bem maior.
Se você não sabe por onde começar as suas pesquisas, aqui estão algumas dicas de sites onde você pode pesquisar os preços para sua viagem: Kayak, Hurb Viagens, CVC, Decolar, Submarino Viagens, Azul, Zarpo e 123Milhas.
Afinal, viajar é seguro?
Estamos em um momento em que a OMS e representantes de saúde recomendam isolamento e evitar ao máximo aglomerações e viagens.
Caso você possa esperar um pouco mais, para então fazer a sua tão sonhada viagem em segurança, essa é a orientação.
Mas, caso não seja possível aguardar, as empresas aéreas já estão retomando os voos para vários destinos internacionais e nacionais.
Várias medidas de segurança estão sendo tomadas para reduzir as possibilidades de contágio dentro dos aviões, como, por exemplo, a disponibilidade de álcool em gel, assento do meio livre, controle sanitário antes do embarque, entre outras medidas.
Lembre-se que é necessário sempre fazer a sua parte e que o uso de máscaras é extremamente importante para a sua segurança e a dos demais.